Informativo FAN 09 – Agosto 2022

Vamos fazer o bem?

Algumas pessoas têm nos perguntado o que é exatamente que o FAN faz. Nosso site diz o seguinte: “O FAN é um espaço de encontro onde pessoas que desejam atuar efetivamente para eliminar a pobreza e a marginalização são colocadas em contato com programas e instituições que necessitam de recursos para efetuar essa mudança. Nossos membros participam através da oferta de serviços voluntários, recursos materiais e financeiros. Nossa equipe trabalha para orquestrar essa ajuda de forma que cada recurso disponibilizado tenha o maior impacto possível.” Isso é um bom resumo. O FAN ajuda e ajuda a ajudar!
Os recursos financeiros e disponibilidade de mão de obra voluntária com os quais contamos até o momento nos permitiram apoiar o trabalho dos nossos parceiros Casa Rocha, Meninos do Nepal e Tamar’s Shelter. Ao longo dos últimos anos, realizamos bazares e campanhas beneficentes e experimentamos diferentes atividades econômicas para investigar quais delas se tornariam negócios viáveis para a cooperativa incubada no FAN e prestes a ser lançada. Além disso, mesmo em fase experimental, geramos benefícios para participantes do Prover através do treinamento em produção de sandálias, confecção de máscaras, higienização de uniformes, comercialização de itens de artesanato, comercialização de café, treinamento em vendas, criação do grupo de vendas no Whatsapp, produção de sorvete e, mais recentemente, o preparo e venda de refeições a baixo custo, entre outros. Tudo isso foi feito com poucos recursos financeiros e poucos, porém dedicados voluntários.
Com tudo isso, não estamos satisfeitos. O FAN pode fazer muito mais. Só nos falta uma coisa para levarmos a atuação e os resultados do FAN para um outro nível: VOCÊ! Existem hoje muitas oportunidades para quem deseja ajudar o necessitado. O FAN provê a estrutura, os contatos, a experiência e a ocasião. O serviço de voluntariado não precisa ser um compromisso fixo. Há oportunidades fixas e eventuais. Há oportunidades temporárias e de longo prazo. Abaixo estão alguns exemplos de projetos que necessitam de recursos e voluntários para avançar. Veja em qual deles você se encaixa melhor.

Dia do Voluntário no FAN

O FAN tem uma excelente notícia para aqueles que desejam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes, mas não têm condição de assumir um compromisso regular. Já estão acontecendo os Dias do Voluntariado. A primeira edição do evento aconteceu em 28 de maio desse ano na residência de uma de nossas conselheiras. O evento contou com a participação de oito voluntários que trabalharam na produção de polpas de abacaxi, limão e coco. O ambiente foi descontraído e o evento foi encerrado com um almoço de confraternização doado por um dos membros do FAN. Segundo os participantes desse evento, a alegria de poder contribuir para gerar renda para quem precisa e a festividade do evento foram motivadores mais do que suficientes para que eles quisessem repetir a experiência. A notícia se espalhou e um segundo Dia do Voluntariado, realizado no dia 09 de julho, foi um sucesso ainda maior. Nesse dia, 16 voluntários participaram da picação de legumes.
A ideia de reunir os voluntários para participarem da produção de alimentos foi da conselheira Raquel Diniz. Ela sugeriu a criação do evento para viabilizar a produção em maior quantidade de dois itens em estágio experimental para produção pela cooperativa. O primeiro item, os sorvetes (clique no link e role a página para ler a matéria no informativo anterior), já tem encontrado bastante interesse por parte do público e o aumento da demanda gerou também o aumento da necessidade de preparação dos ingredientes. O segundo item, as refeições completas (marmitex), estão começando agora a ser produzidas e comercializadas. O trabalho realizado no Dia do Voluntariado é muito importante, pois reduz o custo das refeições para os trabalhadores que precisam delas. Para saber mais sobre esse assunto, leia a matéria seguinte.
A maior parte dos participantes dos dois primeiros Dias do Voluntariado é integrante de um grupo de oração que se reúne virtualmente e que é liderado por integrantes do Programa de Capelania do FAN. Dentro do próprio grupo existem pessoas necessitadas e já existe um dinâmica de auxílio mútuo que é promovida dentro dos ideais do FAN. Alguns dos voluntários que participaram na produção de alimentos deixaram até mesmo de trabalhar por um dia em suas atividades profissionais para poder atender ao chamado de ajuda ao necessitado. Todos experimentaram a alegria de poder dar e receber.
No primeiro encontro foram processados mais de 30 quilos de frutas resultando numa quantidade de polpa suficiente para a produção de aproximadamente 10 litros de calda concentrada para sorvete. Já no segundo encontro foram picados aproximadamente 30 quilos de tomate, cebola, batata, mandioca, chuchu e quiabo. A quantidade foi suficiente para a produção de aproximadamente 40 marmitex.
A participação nos eventos de voluntariado, além de estimular a solidariedade e promover o ideal do FAN de ajuda a quem precisa, criou também um ambiente favorável para a formação e estreitamento de relacionamentos. O próximo Dia do Voluntariado deverá acontecer em breve. Aqueles que tiverem interesse em participar ou em promover um evento, favor entrar em contato através desse link.
Nosso agradecimento a todos os que participaram do evento. Agradecemos também a Adriana Santos, Cibele Diniz e Cinara Dutra pela fotografia, filmagem e edição do vídeo clip.

Começa a produção de refeições a baixo custo

Dentre os ajustes que têm sido feitos para viabilizar o registro da cooperativa de produção, ficou definido que a primeira unidade seria dedicada a produtos alimentícios. A iniciativa da produção de sorvetes foi o a primeira e agora o FAN deu início à produção de refeições a baixo custo em forma de marmitex.
A produção de marmitex, segundo o presidente do FAN, Jessé Diniz, é algo que atinge a vários objetivos da ONG simultaneamente. Uma vez em plena operação, ela poderá empregar o trabalho de cooperados no cultivo dos alimentos, na produção e na comercialização das refeições. Além disso, o produto final é uma refeição fresca, saudável, de alto valor nutritivo e muito saborosa. Com o auxílio do trabalho voluntário na etapa inicial da experimentação com o produto, tem sido possível oferecer as refeições desde já a um custo acessível a pessoas carentes.
Alguns trabalhadores da região onde fica a sede do FAN têm sido os primeiros clientes do marmitex. Eles têm tido acesso às refeições pagando da forma que cabe dentro do seu orçamento. Dependendo da condição da pessoa, ela pode receber a refeição a preço de custo. Outros contam com formas flexíveis de pagamento.
A ideia do projeto é que as refeições serão uma forma de socorro mais imediato a novos participantes dos programas de desenvolvimento humano do FAN que visam promover a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas de forma integral, como por exemplo o programa de Saúde e Bem Estar. O alimento é ainda uma porta de entrada para pessoas carentes a programas como o Prover ou a eventuais encaminhamentos a um de nossos parceiros e não apenas uma forma de assistencialismo. Ao participar de um desses programas, as pessoas se comprometem também a contribuir para que outros sejam futuramente beneficiados, tornando o programa sustentável.
Atualmente, as refeições têm sido vendidas também a pessoas não carentes, mas que se encantam pela qualidade e pela conveniência da alimentação. Esses clientes não necessitados estão ajudando a levantar recursos para a alavancagem do programa.
Um dos fatores limitadores para o projeto das Refeições a Baixo Custo, é a falta de voluntários para auxiliarem na produção diária dos alimentos. Assim que o fornecimento de refeições tiver alcançado o ponto da sustentabilidade, a unidade de produção deixará a sede do FAN e passará a ser preparada numa cozinha própria.

Conheça nossa Visão!

O FAN é representado na Corrida da Cooperação

Nosso associado e membro do grupo de gestão, Reginaldo Lopes, participou da 10ª edição da Corrida da Cooperação promovida pelo sistema OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) no dia 31 de julho. Ele entrou representando o FAN e apoiando a iniciativa da OCEMG.
A corrida foi criada em comemoração ao dia do cooperativismo lançado pela Organização das Nações Unidas em 2012. Aqueles que já têm lido nossas publicações sabem que o cooperativismo é um dos ideais do FAN e uma ferramenta estratégica na implementação da nossa visão. Segundo a página da OCEMG sobre a corrida, “O cooperativismo é um movimento que gera qualidade de vida para cerca de um bilhão de pessoas ao redor do mundo. Apenas em Minas Gerais, mais de 800 cooperativas geram 48 mil empregos diretos e uma movimentação econômica anual de R$ 73,3 bilhões.”
O evento envolveu 5 mil atletas e arrecadou 10 toneladas de alimentos para instituições beneficentes de Belo Horizonte.

Copyright © Todos os direitos reservados Para Fundo de Amparo ao Necessitado.

Procurar