Informativo FAN 08 – Fevereiro 2022

Da esquerda para a direira: Nicola e Rachel Scivoli (Casa Rocha), Êmerson Menegassi (CTC Asia e Meninos do Nepal), Ezequias e Raquel Pinheiro (Família em Missão) e Lori Webster (Tamar’s Shelter)

Suas Doações fizeram a diferença

Em 2021, quase 40% das contribuições financeiras dos nossos filiados foram direcionadas para os parceiros do FAN,
Na Jocum Casa Rocha, as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19 tornaram necessário um ajuste na estratégia da missão, o que garantiu que os frutos do trabalho fossem colhidos. A distribuição de alimentos para a comunidade passou a ser feita em um novo formato, através de uma abordagem mais pessoal e direcionada para famílias cadastradas. Mais de 50 famílias foram abençoadas desta forma. Diante da impossibilidade inicial de realização das atividades presenciais na casa, a solução foi investir mais tempo indo até às pessoas, criando novos relacionamentos e aprofundando os existentes. Com o alívio das restrições, o discipulado através de estudos bíblicos evoluiu, sendo realizado não apenas na casa mas também em um restaurante na comunidade. Ainda, em parceria com a Igreja Presbiteriana Floresta, o FAN contribuiu com doações para realização de um bazar. No fim do ano, as crianças voltaram a frequentar a casa, participando de estudos bíblicos e brincadeiras. A expectativa é de que todas as atividades em grupo voltem a ser realizadas plenamente em 2022.
Na Jocum CTC Ásia, os impactos da pandemia foram ainda mais fortes. Este foi um ano de reestruturação do projeto e de mudanças das instalações com o objetivo de reduzir custos sem perder os resultados do trabalho que já vinha sendo feito. Desta forma, a escola de tradução oral da bíblia continua funcionando. As doações do FAN foram fundamentais para a manutenção do orfanato Meninos do Nepal, principalmente para a compra de alimentos. O grande desafio é restabelecer o funcionamento da Cafeteria, onde os meninos são capacitados como baristas para obtenção de renda. Pedimos oração para renovação dos vistos de negócio dos envolvidos.
No último informativo, você conheceu a história dos mais novos parceiros, a família dos missionários Ezequias e Raquel. Eles foram peças chaves para a plantação de uma igreja no campo missionário da AICEB em Barão de Grajaú/MA. Sua atuação foi marcada não apenas pela pregação do evangelho nas reuniões e cultos nas casas, mas também pelo exemplo de vida que deixaram, o que foi possível apenas por sua habilidade de aproximação e envolvimento com as famílias da comunidade. Já no fim do ano, a família começou a se preparar para o novo desafio no nordeste do Brasil, desta vez em São Raimundo Nonato/PI, ainda através da AICEB, para apoiar o trabalho com a igreja local, priorizando o trabalho com o povo quilombola da região.
Você que doou fez parte desta história! Continue contribuindo para que as iniciativas de nossos parceiros alcancem cada vez mais pessoas necessitadas.

Exemplos de atividades em fase de testes

Notícias da Cooperativa

Estamos aguardando com grande expectativa a aprovação do estatuto da Cooperativa pela OCEMG-MG. A documentação foi encaminhada no final do ano passado, mas o recesso de fim de ano atrasou o processamento. Enquanto isso, a equipe do Fan continuou testando novos produtos e oportunidades de negócio para serem implementados assim que as operações começarem.
Uma nova frente a ser explorada pela Cooperativa será a produção de móveis planejados. O Presidente do FAN, Jessé Diniz já vem trabalhando junto aos senhores Wallace Campos Silva e Gustavo Campos Silva na produção de alguns itens para compreender melhor o processo produtivo e estruturar a metodologia de treinamento para participantes do Prover.
Outra iniciativa em fase de teste é a produção e venda de sorvete caseiro e outros itens alimentícios como doces e geladinho. Esses itens têm grande demanda no mercado e apresentam baixo custo de produção. A capacitação para a sua produção é mais rápida, proporcionando aos participantes do Prover um acesso quase imediato à atividade produtiva.
A produção de itens têxteis e do Café do FAN continua em andamento, com vários clientes já fidelizados. No futuro próximo existe a possibilidade de expansão para a produção de camisetas e outros itens de vestuário.
O grande impulso para alavancar as vendas e a geração de renda para pessoas desfavorecidas virá com o início das atividades da Cooperativa. Com a cooperativa em funcionamento, todos os cooperados que tiverem em mãos um pequeno negócio ou um ou mais serviços para oferecer poderão usufruir de uma estrutura administrativa e comercial centralizada assim como de custos mais baixos de matérias primas e ganho em escala.
Fique por dentro das notícias do FAN através do nosso informativo e das redes sociais para saber quando essa oportunidade estará disponível.

Novos Horizontes

O FAN acaba de realizar mais uma parceria internacional. A ONG que estamos apoiando nesse projeto é o Tamar’s Shelter (Abrigo da Tamar), cujo propósito é a criação e manutenção de abrigos para vítimas do tráfico humano na Índia. Atrás apenas da China, a Índia é o segundo maior colocado em ocorrências de tráfico humano. Milhões de crianças são raptadas ou tiradas das famílias em função de sua grande pobreza ou através de esquemas enganosos. Essas crianças são então direcionadas para a prostituição forçada. Elas são drogadas, agredidas e abusadas até se adequarem ao sistema exploratório.
O estado de Bengala Ocidental é um dos lugares onde essa situação é mais grave em todo o país. A ONG Tamar Shelter está trabalhando para construir o primeiro abrigo para mulheres de mais de 15 anos de idade no estado. Lá elas receberão assistência médica, psicológica e espiritual e começarão uma nova vida com liberdade e dignidade. Após serem recuperadas e tratadas, essas mulheres precisarão aprender atividades econômicas que possam gerar a renda necessária para que elas sejam capazes de se sustentar. É aí que entra o FAN.
Nosso propósito é desenvolver uma atividade comercial que viabilize a criação de uma cooperativa para absorver pessoas provenientes do tráfico humano e também aquelas que se encontram em situação de risco. Os desafios são enormes uma vez que estamos lidando com uma realidade diferente da brasileira e existem barreiras culturais e linguísticas. Esse projeto deverá se desenvolver ao longo de anos, mas cremos que produzirá resultados significativos.
A primeira etapa do projeto já está em andamento. Ela consiste na reunião de informações a respeito de produtos e serviços que podem ser encontrados na Índia e comercializados para o Brasil e Estados Unidos. Uma representante do Tamar Shelter se encontra na Índia e está realizando observações e entrevistas a pedido do FAN. Além disso, com a ajuda do nosso parceiro no Nepal, estamos levantando contatos e informações relevantes para o sucesso do projeto.
Essa iniciativa representa a visão do FAN em ação. É sempre mais difícil fazer algo pela primeira vez, mas uma vez criado o processo e desenvolvidos relacionamentos, novas oportunidades poderão se abrir e esse modo de atuação poderá ser reproduzido no Brasil e em outras partes do mundo.

Conheça nossa Visão!

Como ajudar o FAN a ajudar sem sair de casa

Ajudar a fazer o bem vale muito mas pode não custar nada. Veja como contribuir para o trabalho do FAN.

  • Divulgue nosso vídeo promocional e deixe o seu like;
  • Divulgue o grupo de compra e venda do WhatsAPP (https://chat.whatsapp.com/DEQQv3ojO6tBXrBsWHJjRP);
  • Adquira produtos através do grupo de compra e venda;
  • Ajude a divulgar o Empório do FAN;
  • Visite nossas páginas nas redes sociais;
  • Ajude-nos a divulgar nosso site;
  • Adquira o Café do FAN

Copyright © Todos os direitos reservados Para Fundo de Amparo ao Necessitado.

Procurar